ENVIO DE DOCUMENTOS CONTABILIDADE
Prezado(a) Cliente
Objetivando esclarecer, conforme as normas contábeis e legislação em vigor, elaboramos uma lista de
documentos a serem enviados ao setor contábil, para a contabilidade mensal da sua empresa.
Os principais documentos para a contabilidade mensal são:
Contas de:
Água;
Luz;
Telefone Fixo;
Telefone Móvel;
Internet.
Recibos de:
Alugueis;
IPTU;
Condomínio;
Estacionamento dos veículos da empresa;
Comprovantes de envio de cartas pelos Correios;
Gerais:
Duplicatas pagas / Títulos pagos;
Comprovantes (NF/ECF/Recibos);
Comprovantes (NF/ ECF/Recibos) de quaisquer outros tipos de operações financeiras;
Cópia do comprovante de pagamento de Impostos federais, estaduais e municipais;
Cópia do comprovante de pagamento de Salários e adiantamentos aos funcionários;
Comprovantes de débitos/créditos bancários;
Cópias de cheques;
Notas de compra/serviços;
Notas de vendas/serviços;
Notas Fiscais de Aquisição de Material de uso permanente (é necessário identificar no documento
que é imobilização);
Relação de controle de recebimento dos Clientes;
No caso de EXPORTAR , produtos, favor encaminhar a DUE ( Documento Unico de exportação) ,
devidamente averbada as Notas fiscais de Origem do documento
Se trabalhar com bancos:
Cópia ou Extrato das contas correntes e outras e arquivo em formato “.OFX” , “.OFC” ou em “Excel” para
o e-mail contabilidade@gIobaI7contabiI.com.br.
Detalhamento no próprio extrato bancário demonstrando quais são as transações, por exemplo:
‘recebimento de cliente xxx...’, ‘transferência recebida do xxx...’, ‘pagamento de internet, energia elétrica,
etc...’, ‘pagamento de salários...’, ‘retirada pró-labore...’ dentre outras;
A qualidade e a veracidade das informações estão limitadas à documentação para nós enviada. Isto
é, uma empresa que consegue comprovantes de tudo que paga, e remete as informações das operações
financeiras de forma clara e completa, terá automaticamente na contabilidade um controle destes
pagamentos, terá informações sobre evolução dos saldos das contas, qual despesa/custo “pesou” mais
em determinado período, informação sobre distorções financeiras, qual a participação das despesas no
cenário total operacional, dentre outros. É importante salientar que os documentos fiscais devem,
sempre, constar o CNPJ da sua empresa para que o documento seja considerado idôneo pelos órgãos
fiscalizadores;
Ao mesmo tempo, se a empresa não remete todos os documentos para o nosso escritório, estes
não refletirão a realidade da empresa, a contabilidade servirá apenas como instrumento legal, ou
meramente fiscal, não originando muitos dados/informações para o autocontrole, crítica ou avaliação;
Empresas que não têm funcionários, operadas apenas pelos sócios, muitas vezes têm mais
dificuldades de guardar/enviar Notas Fiscais de despesas, aquisições etc. É comum esquecer-se de
pegar/guardar a Nota Fiscal/Recibo/Comprovante de Pagamento. E em outros casos, quando o sócio
afirma não ter separação entre pessoa física e jurídica, é aconselhável pensar o que se gasta/paga para
trabalhar (luz, aluguel, material de escritório, suprimentos de informática, gasolina, estacionamento,
almoço, jornal/revistas, associações e sindicatos, manutenção de máquinas e ferramentas, brindes para
clientes...) e criar uma rotina para solicitar as notas fiscais aos fornecedores destes serviços para envio a
contabilidade;
Nestas listas não estão esgotados todos os documentos, mas aqueles mais comuns. Convém
lembrar-se de remeter a informação ou cópia de todo material relevante às informações contábeis e
financeiras;
Cabe lembrar que a lista depende da atividade do seu negócio, e podemos esclarecer melhor se
você entrar em contato conosco, pois poderemos adequar a sua empresa ao documento específico,
voltado ao seu ramo de atividade.
No mais, é uma breve síntese de como os números podem nos dar informações muito úteis para a
tomada de decisões.
Colocamo-nos a disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas por ventura existentes.
Rob:son Davi do:e juntos
Contador
